Heranças da cultura africana e a consciência nacional

O dia 20 de novembro, além de ser uma data de exaltação das culturas negras nacionais, é um marco para relembrar também sobre uma problemática muito drástica no contexto social brasileiro: o racismo. Esse preconceito ignora completamente as heranças da cultura africana na formação do que é a nação brasileira hoje. Por isso, decidimos ressaltar algumas contribuições culturais de raízes africanas tanto para a história do Brasil, quanto para o hoje em dia.

Ler mais

Temas de redação que abordam problemáticas de preconceitos

Racismo. Machismo. LGBTfobia. Todos esses preconceitos e outros, infelizmente, fazem parte do cotidiano brasileiro. Por mais que cada um desses possuam raízes históricas completamente distintas, o ato de discriminar alguém possui uma lógica social comum que precisa ser estudada e desnaturalizada por quem se dedica a estudar ciências humanas. Por isso, vamos entender um pouco sobre como esses preconceitos nascem, o que ajuda muito a embasar uma argumentação a respeito desses temas em uma possível redação.

Ler mais

Thanos e o Malthusianismo

Em 2019, a Marvel encerrou um ciclo de obras com “Vingadores: Ultimato”. Nesse filme, o mundo conheceu um dos vilões mais marcantes do universo pop, Thanos. Para relembrar um pouco, a motivação do vilão era restaurar o equilíbrio no universo. O que os filmes não te contaram é que a teoria de Thanos teria sido retirada de uma relevante teoria demográfica de sua época: o Malthusianismo.

Ler mais

Carnaval e a cultura popular brasileira

O carnaval possui origens que remetem à Idade Média, alguns afirmam inclusive que existe raízes em festividades de Roma Antiga, porém essa festa que temos hoje acaba se tornando única em terras brasileiras. O carnaval brasileiro acaba se difundindo de uma maneira tão geral pelas culturas populares nacionais que chega impossível tratá-lo no singular. Portanto, vamos entender um pouco mais sobre alguns dos diversos carnavais e suas ressignificações na cultura popular brasileira!

Ler mais

Etnocentrismo vs Relativismo

A prova de Ciências Humanas no ENEM costuma abordar, além das matérias previstas, uma exigência crítica e interpretativa dos alunos. Nesse quesito, questões como aspectos culturais e representações sociais aparecem com certa frequência no exame, muitas vezes, tangenciando a Antropologia, que podem ajudar bastante também na prova de Redação. Um dos principais tópicos a serem tratados é o relativismo em contraposição ao etnocentrismo.

Ler mais

Entenda o debate sobre a derrubada de estátuas públicas

Com a disseminação das manifestações em prol do movimento Black Lives Matter, um novo debate ganhou espaço em noticiários e redes sociais: a derrubada de estátuas e monumentos que fazem alusão a certas figuras históricas. Essa questão não surgiu agora, já é pauta há tempos, no entanto, após um acontecimento na Inglaterra, em que manifestantes derrubaram um monumento de um traficante de escravos (07/06), essa temática ganhou mais atenção da opinião pública internacional.

Ler mais

A saga Vingadores e o repertório sociocultural para redação

A saga Vingadores faz um sucesso enorme, ainda mais hoje em dia com o avanço das mídias digitais. Os filmes que levavam para além das páginas de quadrinhos os heróis prediletos das crianças não demorou muito para conquistar um público muito mais amplo com efeitos especiais inovadores e enredos que às vezes conseguem ser mais complexos. No entanto, o que há por trás dessas histórias? Por isso, vamos debater Vingadores e ideologia.

Ler mais

Samba e a cultura de resistência

Uma das principais marcas do Carnaval brasileiro é sem dúvida nenhuma o samba. O ritmo que faz parte da cultura popular brasileira nos ensina muito mais do que apenas um estilo musical. A trajetória e raízes do ritmo dizem muito sobre a resistência da cultura de camadas subalternas urbanas brasileiras.

Ler mais

A democracia brasileira e a história do AI-5

No dia 13 de dezembro de 1968, já no final do segundo governo militar durante a ditadura, Marechal Costa e Silva, seria promulgado o Ato Institucional Número 5 (AI-5). Primeiramente, vale esclarecer o que é um AI, ou seja, um decreto do poder Executivo que não necessita aprovação das outras instâncias políticas. Eles foram bastante característicos durante o período ditatorial.

Ler mais

Técnicas de estudo de redação

Todos nós já sabemos que é essencial possuir um plano de estudos eficiente nesse ano de vestibular. No entanto, uma dúvida que permeia a cabeça de muitos é: “como utilizar essas horas destinadas às matérias? Como estudar da melhor maneira?”. Por essas dúvidas, decidimos apresentar algumas técnicas de estudo de redação que otimizem a sua preparação.

Ler mais

Dicas para estudar redação em casa

Não existe um plano de estudos universal a ser seguido por todos os vestibulandos, pois esse cronograma precisa se encaixar na rotina de cada um e atender às demandas pessoais dos aluno. Com isso, o local e as realidades de seu estudo precisam ser levadas em consideração na montagem de estratégias.. Logo, como adaptar o estudo de redação para o ambiente dentro de casa?

Ler mais

Libertadores e simbolismo histórico

No ano de 2018, ao chegar no estádio para a partida que decidiria o vencedor do campeonato Libertadores, o ônibus da delegação do Boca Juniors passou por uma multidão de torcedores do time rival argentino, o River Plate. O veículo foi apedrejado e alguns jogadores se machucaram, o que levou a CONMEBOL (órgão responsável pela competição) cancelar a partida e remarcá-la. O evento causou muita polêmica à época e diversas críticas foram dirigidas devido ao simbolismo histórico.

Ler mais

Repertório histórico: o Iluminismo

Os ares de mudanças do século XVIII… Uma Europa majoritariamente rural, porém em processo de urbanização e crescimento expressivo de algumas cidades, como Londres e Paris. O “Século das Luzes”, como assim apelidado por alguns intelectuais da época, marcou uma série de mudanças e rupturas que revolucionaram a história mundial com o Iluminismo.

Ler mais