Desafios da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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Olimpíada do Rio pode deixar legado na mobilidade urbana e infraestrutura

O Parque Olímpico será multifuncional e as arenas vão se transformarem casas de shows, centros esportivos e ainda uma escola municipal.

Os cariocas comemoram o que consideram legados positivos da Olimpíada: mobilidade urbana, áreas de lazer e a possibilidade de múltiplo uso de várias instalações esportivas. Os turistas estrangeiros já foram quase todos embora, mas muito do que foi feito para a Olimpíada é do Rio e do Brasil para sempre. O Boulevard Olímpico, na zona portuária revitalizada, é um espaço de lazer democrático e gratuito.

O Parque Olímpico, sob o comando da iniciativa privada, será multifuncional. A Arena Carioca 1 vira uma casa de shows e eventos; a Arena Carioca 2, o velódromo; o Centro de Tênis, centros de treinamento olímpico do Brasil; e a Arena Carioca 3 será uma escola municipal, mesmo destino da Arena do Futuro, que vai ser desmontada e transformada em quatro colégios. O Estádio Aquático vai virar dois centros aquáticos que podem ser instalados em qualquer ponto da cidade ou até fora do Rio de Janeiro.

Esse conceito que o Brasil introduz de arquitetura nômade, ou seja, o Estádio Aquático vai ser transformado em dois centros aquáticos. E eu acho que seria muito interessante pra que uma dessas piscinas com alguma parte da estrutura fosse para alguma outra capital brasileira“, declara Eduardo Paes, prefeito do Rio.

Antes da Olimpíada um dos maiores desafios era a mobilidade urbana. Durante os jogos, dois novos trechos de BRT e a Linha 4 do metrô entraram em operação e a cidade andou muito bem. Na terça-feira (23) os novos trechos do BRT foram entregues à população, que aprovou. Durante os jogos, o BRT transportou mais de 2 milhões de pessoas. O metrô, 14 milhões. A população só vai ter acesso à Linha 4 depois da Paralimpíada. Para Marcus Quintella, especialista em transporte, legado mesmo é o Rio não parar mais de evoluir.

O início do futuro está plantado, está tudo aqui hoje. Os investimentos têm que continuar, não pode parar. Foi tudo colocado na mesa e proximos governantes, prefeitos têm que continuar. Então precisamos estar sempre plantando, investindo sem parar“, diz Marcus Quintella, engenheiro de transportes da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

 

Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2016/08/olimpiada-do-rio-pode-deixar-legado-na-mobilidade-urbana-e-infraestrutura.html

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