Dicas sobre interpretação de textos de apoio

O ENEM e diversos vestibulares pelo Brasil costumam ter uma carga de leitura relevante em suas cobranças nos exames. Isso faz com que a interpretação de textos seja uma ferramenta fundamental para a eficiência durante sua realização da prova. Muitas vezes com informações demais, palavras difíceis e conceitos complexos, os textos podem ser encarados pelos alunos como os grandes vilões das notas. No entanto, é fundamental explorar esse potencial auxiliador na hora de se escolher uma alternativa a marcar e até mesmo na interpretação de temas e textos de apoio da redação. Por isso, aqui vão algumas dicas para te ajudar na interpretação.

1. Valorize os rodapés

Antes de começar a ler qualquer texto, é fundamental atentar-se para o rodapé. Ali, você encontrará o autor da obra, o título e o ano em que foi produzido. A princípio, esses dados podem parecer inúteis, porém a partir deles, você pode retirar informações muito preciosas para já estar um passo à frente da questão e/ou do tema, antes inclusive da cobrança.

2. Sublinhe seu texto

Se tiver um texto em sua prova, automaticamente sua mão não pode estar descansando. Ela deve estar segurando uma caneta e marcando o que for de mais importante que o texto esteja falando para você. Isso pode te economizar tempo caso tenha que retornar à leitura durante as alternativas ou durante a produção da redação e te ajudará a focalizar as informações.

3. Foque nas palavras-chave

As palavras-chave do tema também são conhecidas como a “informação norte”. Ela é quem indicará o que o tema pede como principal e isso faz com que ele seja fundamental na efetivação de sua interpretação dos textos de apoio. Além disso, não se esqueça de chamar atenção para esses comandos, sublinhando-os.

Alguns exemplos de palavra-chave: O combate ao racismo no Brasil; A democratização do ensino no país.

Por mais que possa parecer simples, essa é uma dica valiosa durante a prova de redação.

Você pode gostar de

Deixe um comentário