O esporte como ferramenta de inclusão social para o brasileiro

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O esporte como ferramenta de inclusão social para o brasileiro”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1

O esporte é um dos elementos do universo das atividades físicas do homem e encontra maior possibilidade de ser mantido e utilizado de forma mais coerente e equilibrada, por mais tempo na vida de todos, se orientado para isso. A parceria entre a família, a escola e as organizações de seu oferecimento pode promover longevidade e sustentabilidade das atividades esportivas com planejamento que desvende com mais detalhes as necessidades individuais e coletivas, para que estejam presentes no tempo livre de cada fase do ciclo vital. Numa concepção pós-moderna de lazer é possível criar relações educativas interdisciplinares, com mais motivações para a aprendizagem dos movimentos nas fases iniciais do crescimento, demonstrando limites no uso do corpo adulto pela consciência dos envolvimentos nos espaços e conteúdos do lazer, possibilitando estender as capacidades físicas, emocionais e sociais com qualidade de vida útil por mais tempo.

 

(Sérgio Stucchi, Esporte e Lazer: uma nova concepção pela educação, UNICAMP)

 

Texto 2

O esporte como ferramenta de inclusão social

O esporte é uma das mais importantes ferramentas sociais para melhorar o desenvolvimento de um país, pois aproxima as pessoas e promove o exercício não somente do corpo, mas também da mente, para que os praticantes possam alcançar resultados mais expressivos na sua vida profissional, estudantil e social como um todo.

As atividades esportivas regularmente proporcionam uma vida mais saudável, além de ser um ótimo instrumento de inclusão social, com o acesso a novos ciclos de amizade e diversão para aqueles em condições mais desfavoráveis.

A prática do esporte pode transformar as vidas de muitas crianças e adolescentes, estimulando a superação de barreiras e limitações e o crescimento das noções de solidariedade e respeito às diferenças. Quem pratica esportes tem a oportunidade de se tornar um cidadão melhor, porque treina também para a vida, para exercer os seus direitos e compreender os seus deveres com disciplina e determinação.

Exemplos de superação
No esporte brasileiro são inúmeros os exemplos de superação, inclusão social e sucesso por meio do esporte. Se falarmos sobre futebol, logo lembramos de Ronaldo “Fenômeno”. Nascido na periferia do Rio de Janeiro numa família muito humilde, Ronaldo foi descoberto muito cedo e aos 17 anos já disputava sua primeira Copa do Mundo. No total foram quatro torneios mundiais pela seleção brasileira – vencendo dois – e três títulos de melhor jogador do mundo.

Outro ótimo exemplo é a pivô da seleção brasileira de basquete feminino, Bianca Araújo. A jovem de 18 anos era catadora de lixo nas ruas de Santo André, no ABC Paulista, desde os sete anos de idade, ao lado da mãe e do irmão. Aos 13 anos foi descoberta por acaso e viu sua vida mudar totalmente de rumo. Hoje, a menina de 1,91m de altura é uma das promessas do basquete brasileiro.

O nadador paraolímpico Daniel Dias nasceu no dia 24 de maio de 1988, em Campinas, com má-formação congênita nos membros superiores e na perna direita. Atualmente ele é o maior medalhista do Brasil em Paraolimpíadas com 15 medalhas, sendo 10 de ouro (Pequim/2008 e Londres/2012). Além disso, é dono de 14 títulos mundiais e de seis recordes mundiais. Apaixonado por esportes, descobriu o paradesporto ao ver pela TV o nadador Clodoaldo Silva nos Jogos Paraolímpicos de Atenas/2004. Destaque na natação internacional desde 2006, nenhum atleta brasileiro já subiu tantas vezes ao topo do pódio em Jogos Paraolímpicos quanto Daniel.

 

Disponível em: http://www.euamoobrasil.org.br/noticia/o-esporte-como-ferramenta-de-inclusao-social

 

Texto 3

O Instituto Esporte & Educação foi criado em março de 2001 e desde o início se caracterizou por atuar em duas frentes:

  • Atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas;
  • Formação de professores e estagiários e desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional.

Com este foco, o IEE implantou e coordena uma série de núcleos em parceria com diversas entidades – escolas, associações comunitárias, prefeituras, Sesi e Sesc -, inseridos em regiões e comunidades que apresentam baixo nível socioeconômico e alto índice de vulnerabilidade e falta de estrutura.

O funcionamento desses núcleos se baseia, primeiramente, na Formação Continuada em Serviço de professores e estagiários, aplicando os conceitos do esporte educacional na prática do atendimento diário das crianças, adolescentes e comunidades.
As parcerias locais representam outro pilar importante para que os núcleos atinjam a sua função social. No caso das prefeituras, as parcerias com as redes de ensino reforçam o papel das escolas perante a sociedade.

O IEE também realiza outros projetos, com destaque para a Caravana do Esporte, uma aliança com a ESPN/Brasil e o Unicef. Na Caravana do Esporte, disseminamos um esporte possível e necessário para o desenvolvimento de municípios isolados do semi-árido, região amazônica, comunidades indígenas e quilombolas.

Todas essas ações convergem para a estruturação de conceitos e práticas metodológicas que fundamentam um esporte que é para todos, base para Políticas Públicas que visam garantir os direitos constitucionais à educação, ao esporte e ao lazer.

 

Disponível em: http://www.esporteeducacao.org.br/?q=quemsomos

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