Os desafios para combater a influência negativa de jogos virtuais na vida dos jovens brasileiros

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios para combater a influência negativa de jogos virtuais na vida dos jovens brasileiros” , apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
•    O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
•    O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 linhas.
•    A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
•    Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
•    Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Texto I 

O Brasil ficou chocado com o atentado ocorrido ontem, quarta-feira (13), em Suzano, região metropolitana de São Paulo. Dois jovens, de 17 e 25 anos, adentraram em uma escola pública e atiraram contra funcionários e alunos.

Influência de Jogos Eletrônicos.

Uma das perguntas sem resposta é a respeito da motivação do atentado. Segundo o delegado, Dr. Jaime Pimentel, o ataque foi planejado com antecedência e a tática pode ter sido copiada de jogos eletrônicos.

Uma equipe do G1 – Portal de Notícias da Globo entrevistou uma ex-funcionária da Lan House que os suspeitos frequentavam.

Segundo ela, os jovens jogavam games de tiro, dentre eles o Counter-Strike – CS.

Esse game, lançado em 2000, é um dos mais famosos do mundo. Nele o jogador fica encarregado de eliminar atiradores em um ambiente de combate.

Além deste game, os jovens costumavam jogar Call of Duty e Mortal Kombat, segundo a ex-funcionária.

Os internautas também relacionaram as vestimentas do adolescente de 17 anos com as de um personagem de videogame. Dois jogos, “Free Fire” e “PUBG” , lançados em 2017, trazem como arma uma besta – espécie de arco e flecha. Nestes games o jogador tem a missão de combater inimigos usando táticas de combate de guerra.

Texto II 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é um problema de saúde pública responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo todo. Segundo dados de 2012 da agência da Organização das Nações Unidas (ONU), todos os anos mais de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo. Assim, esta se tornou a segunda principal causa de morte entre jovens com idade de 15 a 29 anos, revela a ONU.

Contudo, mesmo com toda a gravidade deste problema ele só ganhou mais destaque na sociedade após a repercussão internacional de um jogo chamado de “A Baleia Azul”. Este game circula na internet e consiste em 50 desafios, onde os participantes vivenciam situações perigosas e inusitadas, até que chegam à última etapa, o suicídio.

Texto III 

Entenda o que era o Desafio da Boneca Momo para tomar muito cuidado na internet:

O desafio era feito pelo WhatsApp: um criminoso se passa pela Boneca Momo e faz exigências à pessoa com quem está conversando, incitando crianças e adolescentes a se mutilarem e até mesmo a cometerem suicídio e outros atos de violência. Além disso, o desconhecido também envia conteúdos de ódio e violência explícita. Olha só que horrível!

A Boneca Momo, imagem assustadora que está circulando por aí, é uma escultura popularmente conhecida como “Mulher Pássaro”, que foi exposta no Museu Vanilla Gallery, em Tóquio, no Japão, em 2016.

Texto IV

Você pode gostar de

Deixe um comentário