Técnicas de estudo de redação

Todos nós já sabemos que é essencial possuir um plano de estudos eficiente nesse ano de vestibular. No entanto, uma dúvida que permeia a cabeça de muitos é: “como utilizar essas horas destinadas às matérias? Como estudar da melhor maneira?”. Por essas dúvidas, decidimos apresentar algumas técnicas de estudo de redação que otimizem a sua preparação.

Primeiramente, é importante ressaltar que não existe uma maneira universal de se estudar. Cada um possui o seu modo que melhor se adeque a sua realidade e à maneira com a qual a pessoa se sente mais confortável, ainda mais quando trata-se de períodos longos de estudo. “Mas como então vou saber a minha??”. Essa dúvida só pode ser desvendada testando diferentes maneiras e, como estamos mais ou menos no início do ano letivo, o vestibulando ainda pode, por agora, dar-se ao luxo de testar. Por esse objetivo de teste, iremos descrever algumas maneiras de estudo.

Fichamento. Muitos alunos recorrem ao material impresso para ir marcando os pontos mais relevantes e realizando observações. Dessa maneira, o vestibulando junta no mesmo material seus comentários e o conteúdo em sua maneira mais bruta, o que possibilita tanto uma leitura aprofundada quanto uma rápida revisão antes de produzir um texto.

Resumos. Para quem adora desenhar e enfeitar, a prática deixa de ser um estudo e vira inclusive uma espécie de hobbie, mas se você não tem habilidades técnicas que nem eu para tal, também é muito útil. Traduzir com suas palavras a matéria faz com que o estudo fique menos abstrato e seja mais fácil a fixação também.

Exercício e mais exercício. O estudo prático é muito importante, pois a preparação para o vestibular, além do conteúdo em si, depende também da ciência sobre a metodologia da prova, ou seja, como aquela banca costuma cobrar os temas. Por isso, é importantíssimo treinas temas de redação passados para entender a banca e sua cobrança.

Nada também impede o vestibulando de misturar essas diferentes técnicas de estudo. O mais importante é você descobrir a maneira que te deixe mais confortável de ficar horas e horas sentado estudando matérias. Aproveite as próximas semanas para descobrir seu perfil nos estudos e, se der para juntar todas essas técnicas, melhor ainda!

Você pode gostar de

Deixe um comentário